fbpx

5 Dicas Poderosas para Definir e Realizar suas Metas de Ano Novo

A chegada do ano novo para muitos de nós é também um tempo de fazer resoluções para os próximos 12 meses. Assim como esperamos a segunda-feira para começar a dieta, também esperamos a virada de ano para renovar o ciclo ou até mesmo começar novos ciclos.

E um dado preocupante é o grande volume de metas de ano novo que não são cumpridas, e logo após o carnaval a maioria de nós já seguiu um caminho diferente, não é mesmo?

Mas porque isso acontece? Vamos lá que explico em seguida…

De fato é realmente difícil atingir uma lista de metas, principalmente se não estamos alinhados a uma boa estratégia. Dessa forma fica fácil parar com as primeiras distrações.

Então vou compartilhar com você as 5 dicas para suas metas de ano novo se realizarem, com seu esforço e dedicação, claro!

A 5ª dica é a mais importante 😉

1- Seja Realista

Cada meta deve ser entendido como um degrau de escada. Quando você tenta subir numa escada com um degrau muito distante do outro, o processo fica difícil, exige um esforço muito grande e pode cansar e desmotivar rapidamente.

O contrário também é verdadeiro. Se o degrau for muito pequeno, subir essa escada será muito desconfortável e a sensação de que você está fazendo muito esforço para nada, será muito grande.

Então ser realista é pensar em cada meta como um degrau de escada. Que seja do tamanho certo, e que te faça perceber que está realizando mais um passo em direção ao objetivo. Um passo por vez, ou um degrau por vez e você com certeza chega lá. Comece!

2- Seja Específico

Quanto mais específico você for na definição das metas, melhor. Vou fazer um exemplo prático para você entender melhor.

Imagine que alguém pediu para você comprar um queijo para comer na janta, e você cumpriu a tarefa com excelência. Porém, o queijo deveria ser para fondue de queijo, ou seja, um queijo parmesão, queijo prato e até mesmo o catupiry não servirão.

É aqui que ser específico muda toda a história e também o resultado da ação. Se o pedido fosse específico dizendo que o queijo é para fondue, a missão seria realizada com sucesso.

3- Torne sua meta pública

Calma, não precisa sair por aí falando para todo mundo o que você colocou de metas de ano novo. Porém você pode escolher uma ou mais pessoas, que sempre te motivam ou estão sempre te apoiando, para compartilhar suas metas.

Estudos científicos comprovam que quando tornamos nossas metas públicas, ficamos muito mais comprometidos e a menor possibilidade de decepcionar outras pessoas nos faz dar sempre um passo a frente. Afinal de contas, você não vai querer que as pessoas que são importantes pra você saibam que você definiu as metas e não cumpriu, não é?

4- Seja Persistente

Se ao menor sinal de dificuldade ou de resultado negativo você desistiu ou se frustrar, realizar as metas de ano novo jamais serão cumpridas. Quando não atingir o resultado que espera, mude a forma de fazer e continue com o plano até realizar.

Persistir te fará mudar a ação sempre que o resultado não for o esperado. E esse é o ponto principal, de persistir ao invés de insistir. Quando você insiste, está apertando a mesma tecla esperando que o resultado mude.

5- Foque na Ação e não no Resultado

Como eu disse, essa é a dica mais importante de todas, e a grande vilã dos fracassos na realização de metas de ano novo.

Muitas pessoas criam metas focando no resultado como por exemplo: Ficar mais magra; mudar de emprego; Encontrar um relacionamento; Ganhar mais dinheiro; etc, etc.

E qual o grande problema dessa forma de definir as metas?

Você está focando apenas no resultado final, e a não ser que você tenha um plano extremamente bem definido para isso, você não saberá quais ações de forma sequencial te levarão a realização do objetivo.

Atenção nessa frase: “você não saberá quais ações de forma sequencial te levarão a realização…”.

A meta quando definida como uma ação ela te coloca em execução da parte fundamental para a realização do todo. Ou seja, um passo por vez, e no final você pode correr uma maratona de 42 km.

Defina as ações de forma sequencial e gradativa como se fosse uma escada que vai ficando mais difícil conforme você vai subindo. Assim você vai sentindo a sensação de realização em cada parte do processo.
Além de ficar mais entrosado e experiente com as ações.

Para realizar o excelente é preciso ter experiência e muitas, mas muitas repetições.

Agora prepare sua lista de ano novo e comece 2019 com o pé direito 😉

Feliz Ano Novo!

Se você ainda estiver insatisfeito com alguma área em sua vida aproveite para conhecer os 3 Princípios que vão te levar da insatisfação à Vida Plena, informando seu nome e e-mail no formulário abaixo.

MINHA LISTA VIP
Cadastre-se para receber atualizações e dicas em seu e-mail
VOCÊ RECEBERÁ O LINK DA PALESTRA POR E-MAIL PORTANTO INFORME SEU MELHOR E-MAIL