Todo mundo espera melhorar o relacionamento de alguma forma. Não necessariamente o seu namoro vai mal ou o seu casamento parece esfriar cada dia mais, mas a gente sempre busca demonstrar cada dia mais o carinho que sente pelo outro e estreitar os laços de parceria que temos com o namorado ou marido.

Mas como melhorar o relacionamento sem cair naquelas dicas furadas e pouco práticas? Simples, pensando em pequenas atitudes do dia a dia que podem ajudar você nesse processo. O primeiro passo já adianto, é desenvolver o interesse pela outra pessoa. Tá, sabemos que você já é interessada nela, afinal, se não fosse não estaria no relacionamento, certo? Mas é levar esse interesse um ponto adiante: buscar entender como ela pensa, o que ela sente e o que espera do relacionamento que vocês têm.

1. Parar de olhar o celular alheio

A gente sabe que a curiosidade bate forte e que é difícil resistir a tentação de esticar o pescoço para ver a mensagem que acabou de apitar no telefone ao lado. Porém, SEJA FORTE! Um relacionamento funciona na base da confiança e você não melhora essa ligação lendo as mensagens do outro. Pelo contrário, você cria uma sensação de desconfiança entre vocês. Cada um têm direito à sua própria privacidade.

2. Fale sobre o que não for legal…

Você se incomodou com alguma coisa? O seu parceiro disse algo de um jeito que te deixou desconfortável? Ele fez alguma coisa que não te agradou? Fale. O pior que você pode fazer é guardar no peito essas milhares de pequenas coisas que te incomodam e que vão crescendo com o tempo, até virarem uma grande bola de neve difícil de controlar.

3. …Mas elogie o que for incrível!

É possível a gente cair num lugar em que só critica o outro o tempo inteiro e esquece de reconhecer o que a outra pessoa faz de legal. Lembre-se de elogiar o seu parceiro quando o elogio for devido – se ele fez alguma coisa que você gostou, se ele foi bem no trabalho, se ele agiu de uma forma que você achou super bacana… Essa troca é importante, porque todo mundo quer ser reconhecido pelo o que faz (mas, curiosamente, se prende mais às criticas do que aos ‘poucos’ elogios que recebe). Ou seja, encontre um equilíbrio e lembre de falar sobre o que é legal tanto quanto sobre o que não é.

4. Saiba ouvir

Talvez mais importante do que falar sobre o que não te agrada é também aprender a ouvir. Muitas vezes, a gente esquece que estamos lidando com outra pessoa, que sente coisas, pensa diferente da gente e, muitas vezes, não sabe se expressar tão bem. Ouça, preste atenção no que a outra pessoa está dizendo e tente entender o lado dela antes de argumentar em cima do que ela está dizendo.

5. Coloque-se no lugar do outro

Com uma pergunta, você descobre se o que você vai fazer é bom: o que eu sentiria ou falaria se ele fizesse a mesma coisa comigo? Pronto, você automaticamente se colocou no lugar do outro e vai ter uma ideia melhor se o que você está fazendo é, de fato, algo legal para vocês.

Se você está insatisfeita com seu relacionamento e acredita que pode melhorar desde que orientada da forma correta, informe abaixo seu nome e e-mail e descubra os 3 Princípios que vão te levar da insatisfação à Vida Plena.