Blog

10 sintomas físicos de doenças emocionais

As doenças psicossomáticas são doenças da mente que manifestam sintomas físicos, como dor de estômago, tremores ou suor, mas que têm causa psicológica. Elas aparecem em pessoas que têm altos níveis de estresse e ansiedade, pois é uma forma do corpo demonstrar, fisicamente, algo que está errado na parte emocional e sentimental.

Os principais sintomas manifestados pelo corpo, devido a doenças psicossomáticas, são:

  1. Batimentos cardíacos acelerados;
  2. Tremores;
  3. Respiração rápida;
  4. Suor frio ou excessivo;
  5. Boca seca;
  6. Enjoos;
  7. Dor no estômago;
  8. Sensação de nó e dor no peito;
  9. Dor nas costas e na cabeça;
  10. Manchas vermelhas ou roxas na pele.

Estes sintomas acontecem porque o estresse e a ansiedade fazem aumentar a atividade nervosa do cérebro, além de elevar os níveis de hormônios no sangue, como adrenalina e cortisol. Muitos órgãos do corpo, como intestinos, estômago, músculos, pele e coração têm ligação direta com o cérebro, e são os mais afetados por estas alterações.

Com a persistência dos sintomas, é comum surgirem doenças que podem ser causadas ou pioradas por causas emocionais, como gastrite, fibromialgia, psoríase e pressão alta.

Em alguns casos, os sintomas são tão intensos que podem simular doenças graves, como infarto, AVC ou convulsões, por exemplo, e necessitam de rápido tratamento à base de ansiolíticos, como diazepam, em pronto atendimento.

A ansiedade é uma resposta da nossa mente a aquilo que criamos como a realidade, portanto é importante analisar aquilo que você enxerga do seu mundo e como isso te afeta. Com o auxílio de um profissional é possível fazer a terapia contra ansiedade para ter uma vida saudável e tranquila.

Veja Também

© Copyright 2018 - Fabio Jarrett - Mentor Pessoal - Terapia e Coaching
MINHA LISTA VIP
Cadastre-se para receber atualizações e dicas em seu e-mail
VOCÊ RECEBERÁ O LINK DA PALESTRA POR E-MAIL PORTANTO INFORME SEU MELHOR E-MAIL